Campeonato Mundial de Xadrez
Cronologia FIDE/PCA

"No fim das contas, dois campeões mundiais são melhor do que um!" - Y.Seirawan
Tradução: _Europa_

1993 FIDE PCA
Jan FIDE Cm 1/1; Short vence Timman.
Fev 23 FIDE anuncia que Manchester foi escolhida para organizar o match Kasparov-Short
25 Short deixa a presidência da GMA.
26 Kasparov e Short anunciam a criação da PCA e se recusam a jogar sobre a juridição da FIDE.
Mar 5 No último dia quando os jogadores podem confirmar sua prontidão para jogar, Kasparov se reúne com Campomanes. FIDE permite um adiamento até 23-Mar-1993.
21 Futuro comissário PCA R.Rice, um parceiro da firma de advocacia de Milbank em Nova York, Tweed, Hadley, e McCloy, se reúnem com Campomanes em Londres.
22 Kasparov e Short convocam uma conferência de imprensa em Londres e abrem as licitações seladas para o match pelo título. "Business is business", diz Short.
23 Kasparov perde seu título FIDE.
31 Karpov e Timman confirmam que estão prontos para jogar pelo título de Campeão Mundial.
Abr 3 Diretoria presidencial da FIDE anuncia apoio a Campomanes. Licitações para sediar o match pelo título lançadas em 07-Maio-1993.
21 Karpov e Timman se reúnem com a FIDE em Brussels para acertar os termos do acordo para o match pelo título. Para o próximo ciclo, o campeão FIDE terá de participar do match dos candidatos, entrando nas finais.
Maio 12 Gorveno de Omã anúncia intenções de sediar o match pelo título.
16 FIDE anúncia que Kasparov e Short serão removidos da lista de rating da FIDE.
17 Kasparov e Short anunciam o match para 7-Set-1993 a ser realizado em Londres
Jun 12 A federação de xadrez alemã confirma sua intenção de sediar a 1ª metade do match pelo título nas mesmas condições que Omã sediará a 2ª metade.
Jul FIDE Interzonal; Biel
Ago
Sep 6 Mundial FIDE; Holanda. Durante a cerimônia de abertura, fgos queimam m banner. Depois no match, sabe-se que os organizadores alemães não têm os fundos do acordo para a 1ª metade do match. Na verdade havia somente fundos para cobrir às despesas do match, e não ara pagar os jogadores. Para piorar, os organizadores de Omã recusaram-se a continuar com a 2ª metade do match, e retiraram seu acordo. PCA WCC; Londres
25 O match está parado após 12 jogos.
Out 17 O match continua em Jakarta com uma bolsa da 1ª parte, 1/4 da quantidade original anunciada, e a qual será paga pela FIDE.
Nov 17 64º Congresso FIDE , Curitiba, Brasil. Vaza que a oferta de Omã foi feita pela EMMA, uma empresa de relações públicas a serviço da FIDE. O Congresso recusa restabelecer Kasparov e Short a lista de rating da FIDE.
Dez PCA Izt; Groningen. PCA decide publicar sua própria lista de rating.
1994 FIDE PCA
Jan FIDE Cm 1/4; Wijk aan Zee
Fev 1 Intel anuncia patrocínio a PCA.
4 Na conferência de imprensa em Paris, a PCA anuncia os termos do match dos candidates e do Grand Prix Intel.
Mar
Abr A federação de xadrez da Grécia anúncia que não tem garantias financeiras para a próxima Olímpiada em Tessalonika. Grand Prix Intel, Mosco.
30 1ª lista de ratings PCA publicada.
Maio
Jun 13 FIDE anúncia três listas de candidatos para substituir Campomanes, nas eleições de dezembro. Encabeçando a lista de candidatos a presidência estão J.Durao, B.Kouatly, e G.Makropoulos.
PCA MC 1/4; Nova York
Grand Prix Intel, Nova York
Jul FIDE MC 1/2; Sanghi Nagar
Ago
Set PCAM MC 1/2; Linares
Grand Prix Intel, Londres. Kasparov é eliminado na primeira rodada por um gênio do xadrez, um computador.
Out 2 FIDE anuncia que a Olímpiada planejada para a Grécia em dezembro, será em Moscou, com o apoio da Federação russa e de Kaparov.
29 Kasparov é re-integrado a lista de rating FIDE. A re-integração de Short está dependendo da solicitação formal da Federação britânica de xadrez.
Nov J-A.Samaranch, Presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), convida Campomanes e Kasparov a Lausanne para discutirem a inclusão do xadrez como um evento de exibição nos Jogo Olímpicos, Atlanta, 1996. Grand Prix Intel, Paris.
10 Campomanes e Kasparov assinam um acordo visando a reconciliação entre FIDE e a PCA.
Dez 31ª Olímpiada, Moscou. Kasparov joga no 1º tabuleiro pela Rússia. Karpov se recusa a jogar como 2º tabuleiro.
65º Congresso FIDE, Moscou. Campomanes re-eleito pesdente da FIDE, com o apoio de Kasparov, "para acabar com a confusão no xadrez mundial". J.Durao e B.Kouatly são indicados a vice-presidentes honorários.
15 L.Rentero, principal organizador do tradicional torneio de Linares, um dos mais fortes trneios de xadrez annual no mundo, anuncia o cancelamento da 13ª edição, marcada para março. Ele cita a interferência da final do match dos candidatos PCA. Rentero organizou a semi-final do match dos candidates PCA em Linares no mês de setembro.
26 D-A.Blanc-Shapira, Director da PCA para a Europa, responde que as acusações de Rentero são ‘imaturas’ e ‘não muito críveis’.
1995 FIDE PCA
Jan
Fev Karpov e Salov reclamam de suas acomodaçõess. Rustam o pai de Kamsky acusa os organizadores de conspirarem com Campomanes e Kasparov para tornar a vida de seu filho tão difícil quanto possível durante o match. Os organizadores respondem que jamais organizarão outro evento em que G.Kamsky participe. R.Kamsky é multado em 150 SFR pela FIDE. 9 Na conferência em Paris, a PCA anuncia a 2ª edição do Grand Prix Intel-PCA e os termos desse evento a ser realizado em Cologne em setembro. Alem disso, uma programação de torneios ‘Super Clássicos’, sem o patrocínio da Intel, a se realizarem em Riga, Novgorod, e Zurich.
Mar PCA MC 1/1; Las Palmas. Kamsky multado por violação do código de conduta e vestimentas.
O torneio de Linares é interrompido. Sete jogadores assinam uma declaração em apoio a Kamsky, dizendo que ‘a PCA exige muito dos jogadores em troca de muito pouco’.
Abr 1º Super Clássico PCA ('Memorial Tal'), Riga.
Grand Prix Intel, Moscou.
Mai 2º Super Clássico PCA, Novgorod.
Jun Grand Prix Intel, Nova York.
Jul 1 Ultimatum aos organizadores para propostas ao match pelo título FIDE; nenhuma recebida. Extendeu-se o prazo até 15-Set-1995, nas condições que o match seja organizado e concluído em 1995.
A PCA anuncia que o match pelo título sera em Nove York ao invés de ser em Cologne. A federação alemã de xadrez declara que está ‘desapontada mas compreende’, e está pronta para organizar um vento principal da PCA em 1996.
Ago Grand Prix Intel, Londres.
Set 15 2º Ultimatum para os organizadores entregarem suas propostas para o match pelo título FIDE; nenhuma recebida. A assembléia geral da FIDE, em reunião, adiou para novembro; foro trocado de Paris para Qatar. Diante dos protestos, Qatar cede sua oferta de sediar encontro, o qual foi remarcado para Paris em novembro.
PCA WCC; Nova York
Out
Nov 66º congresso FIDE, Paris. Aumentam as questõe de irregularidades financeiras. Campomanes anúncia que resignará se for sucedido por K.Ilyumzhinov, Presidente da Republica de Kalmykia. Os delegados votaram 95-3 o que elegeu Ilyumzhinov a presidente da FIDE por um ano e Campomanes como diretor honorário pelo mesmo período.

A reação de Kasparov é : “ s oficiais da FIDE são uns idiotas. Eles estão matando um acordo excenssencial [match de unificação FIDE-PCA] porque não aceitam que eu seja o campeão do mundo'.

Grand Prix Intel, Paris.
Dez 15 Ilyumzhinov se reúne com R.Fischer em Belgrado. Fontes próximas ao ex-campeão do mundo declaram que o novo presidente da FIDE causou uma boa impressão'.
1996 FIDE PCA
Jan FIDE propôs um torneio para a reunificação do mundial que contasse com até 100 jogadores. O desafio seria um evento eliminatório composto de matchs curtos onde Kasparov e o vencedor de Karpov-Kamsky entrariam na rodada das semi-finais. O torneio é proposto para dez-1996 e jan-1997. Kasparov anuncia o fim do contrato com a Intel. 'Tive de ser um escravo da Intel para beneficiar outros jogadores. Em fevereiro enfrentarei o Deep Blue na Philadelphia.'
Fev A licitação para sediar o match pelo título FIDE entra em colapso em Montreal. Kasparov vence o match de 6 jogos contra o Deep Blue da IBM.
Mar 7 FIDE anúncia que o match pelo título tomará parte em Baghdad, Iraque. Mais tarde, o Departamento de Estado americano anuncio que Kamsky não teria permissão de viajar para o Iraque com um passaporte americano.
Abr FIDE anuncia que o match irá ocorrer em Elista, Kalmykia. 'Kremlin Stars', Moscou.
Maio
Jun FIDE WCC; Elista
Jul
Ago Kamsky revela que não foi pago pelo seu match com Karpov. Algum tempo mais tarde ele é pago. Credit Suisse Masters, PCA Grand Prix, Geneva.
Set 14 Karpov e Kasparov assinam um acordo para um match de reunificação. Um empate seria resolvido por uma série de jogos rápidos.
32º Olímpiada, Erevan, Armenia. A programação dos torneios para Nova York, Londres e Paris, são cancelados.
Out 1 67º Congresso FIDE. Ilyumzhinov re-eleito presidente da FIDE.
Fonte: http://www.mark-weeks.com/chess/wcc-$pca.htm

http://canal-xadrez.cjb.net