Entrevista com Viswanathan Anand


Viswanathan Anand
Ficha:
País: Índia.
Data de nascimento: 11 de dezembro de 1969.
ELO FIDE: 2786 pontos.
Posição no ranking da FIDE: 2º lugar.


    O melhor jogador de xadrez da Índia, e primeiro grande mestre, aprendeu xadrez com sua mãe e firmou-se no jogo tradicionalmente dominado por jogadores do leste europeu. O “Tigre de Madras” - que possui milhões de fãs e tem inspirado a nova geração de enxadristas indianos que não se sentem mais intimidados por seu adversários europeus - conseguiu repetidas vezes demonstrar suas habilidades e apresentado um bonito e eficiente estilo que lhe deu importantes prêmios como o torneio Melody Amber e o Frankfurt Classic, assim como o prêmio do torneio Credit Suisse Classic pela partida mais brilhante. Em dezembro de 2000, ganhou o Campeonato Mundial da FIDE, derrotando na final Alexei Shirov. Em 2001, derrotou Kramnik no tiebreaker das partidas de blitz da FIDE, em Mainz.
    Nas quartas de final contra Ivan Sokolov, você cometeu um engano no segundo jogo quando moveu Re1. Isso poderia ter custado sua classificação para as semifinais. O que você pensou quando cometeu aquele erro? Nem me fale (rindo e balançando a cabeça). Achei que tinha ganho alguns segundos fazendo a jogada, e percebi que este não foi o único caso. Felizmente o jogo continuou muito rápido e meu adversário não aproveitou minha falha. Em resumo, nada aconteceu na verdade.
    Você foi considerado um dos melhores e mais precisos jogadores do mundo. Que tipo de treinamento te ajudou a alcançar estes títulos? Na verdade nada em especial. Quando jogo, tento não pensar muito adiante (o qual você precisa fazer com um limite maior de tempo). Para ter a disposição certa para o jogo rápido, eu penso que tenho muita sorte por ter nascido com isso, mas eu sou terrivelmente impaciente e essa é a razão pela qual jogo tão rápido.
    E que tipo de treinamento psicológico você faz? Quando não estou em competições gosto de passar um tempo na academia. Eu normalmente passo duas ou duas horas e meia. Eu faço step e bicicleta, e também exercícios com pesos para condicionar meus músculos. Depois de forçar muito meu corpo, gosto de relaxar por quinze minutos ou mais na sauna ou em um banho bem quente.
    A freqüência dos jogos, combinado com localizações exóticas, tem sido um fator importante para o sucesso das competições de jogo rápido. Assim também como o sistema nocaute. Que tipo de efeito isso tem no jogo clássico? O sistema nocaute e os torneios de jogo rápido na verdade tiveram pouco reflexo no xadrez clássico. O estilo rápido desenvolveu principalmente um xadrez mais atrativo para uma audiência maior. Mas o estilo clássico ainda é forte. Ele só vai perder essa popularidade quando os patrocinadores começarem a se desinteressar.
    Jogo rápido e blitz são os tipos mais populares de ritmos na Internet, bem mais que o clássico. Que tipo de efeito você acha que a Internet tem causado no xadrez? Quando o assunto é xadrez, a Internet é uma confusão, uma bagunça. Por um lado ela é parcialmente culpada pelo declínio dos clubes de xadrez ao gerar uma busca das pessoas por jogos e adversários através da Web. Por outro lado, a Internet tem unido centenas de jogadores e tem feito muito para ajudar a promover o jogo.
    Você é um dos poucos jogadores que se conserva em silêncio sobre os debates a cerca dos vários títulos mundiais e de como os campeões devem ser determinados. Mas com certeza, você tem alguma opinião... Eu quero jogar xadrez sem ter que me preocupar com essas coisas. Não tenho nenhuma solução e não acho que meu envolvimento com isso fará alguma diferença para solucionar todos os problemas. Realmente penso que isso só se resolverá quando os jogadores de xadrez descobrirem que já agüentaram o suficiente. Infelizmente, penso que o melhor tempo para tratar disso foi provavelmente há cinco anos. Agora os problemas provavelmente vão continuar por algum tempo.
    Na Índia você não só é popular, mas também tem se tornado um herói nacional. Como se sente com relação a isso? Cada país com certeza tem orgulho do sucesso de seus cidadãos. As pessoas ficam felizes quando a Índia está em destaque. De vez em quando, eu me sinto pressionado quando eles esperam que eu vença, mas em geral é muito bom ter tanto apoio.
    Quais são seus planos depois de Praga? Há muitos lugares que planejo ir. Quero ir ao Grande Prêmio de Moscou, e é claro, para Lyon. Depois haverá um torneio na Índia e também desejo participar. Depois, o clássico de Frankfurt.
Fonte: site oficial do Eurotel World Chess Trophy

Página Anterior
Próxima PáginaPróxima Página


http://canal-xadrez.cjb.net