Entrevista de Kramnik: De Steinitz a Kasparov
O 14º campeão do mundo, VLADIMIR KRAMNIK, fala a VLADIMIR BARSKY, compartilhando de sua visão dos treze reis do xadrez…

Fonte: http://www.kramnik.com

Tradução: http://www.canal-xadrez.cjb.net

Vladimir Barsky, 15/05/2005
Barsky

- Eu não tive a oportunidade de estudar os clássicos do xadrez quando eu era uma criança. Eu nasci na cidade Russa de Tuapse onde a literatura de xadrez era difícil de obter; registra somente os jogadores modernos, tais como Karpov, Petrosian, etc. estavam disponíveis. Naturalmente, mais tarde eu aumentei minha instrução. Entretanto, é muito mais fácil para mim falar sobre aqueles que eu encontrei sobre o tabuleiro, isto é Karpov, Kasparov.

- Como você vê isso, devem os jogadores mais novos de xadrez estudar os clássicos?

- Em meu modo de pensar, se você quiser alcançar o alge, você deve estudar toda a história do xadrez. Eu não posso dar nenhuma explicação lógica clara para isso, mas eu penso que é absolutamente essencial conhecer toda a história do xadrez.

- Partindo de Gioachino Greco?

- Eu não penso que é importante começar com aquelas épocas antigas porque aquele é apenas o ABC do xadrez. Entretanto, os jogos de Philidor devem ser vistos completamente, sem mencionar Anderssen e Morphy, cujos os jogos devem ser estudados sem falhas. Este conhecimento será uma ajuda real na auto-melhoria.

WILHELM O EXPERIMENTADOR
Steinitz

- Steinitz foi o primeiro a realizar esse xadrez, apesar de ser um jogo complicado, obedece alguns princípios comuns. Até seu tempo os jogadores de xadrez compreenderam somente temas individuais. Por exemplo, Philidor propõe e manteve a seguinte opinião: Os “peões são a alma do xadrez”.

Tenho impressões diferentes de Steinitz e os outros jogadores de xadrez do século 19. Isso é porque eu gostaria de compartilhar de meus pensamentos sobre seus jogos. Eu estudei com cuidado os matchs jogados por Steinitz contra Chigorin e a Lasker…

Steinitz fêz um estudo compreensivo do xadrez e começou a dar forma a uma base comum para conclusões individuais. Entretanto, as vezes ele tomou decisões que não batiam completamente a suas próprias regras. Steinitz era o primeiro a descobrir determinadas idéias mas ainda estava longe do xadrez de hoje.

Não pareceu compreender muito bem a dinâmica; a dinâmica era seu ponto fraco. Em seus matchs contra Chigorin começou regularmente em posições difíceis com negras. Por exemplo, capturaria o peão do Gambito Evans e transferiria então todas suas peças à 8ª fileira…

M. Chigorin - W. Steinitz

Havana 1889

Embora a maioria de jogadores quizessem renunciar em tal posição, Steinitz defendeu-a em seu match três vezes, a saber nos jogos 1, 15 e 17, e marcou 1 ½ pontos. Um jogo que ele inclusive ganhou. Mas a posição do diagrama é absolutamente desesperada para as negras.

Steinitz era forte na prática. Teve pensamentos profundos e idéias imaginativas. Por exemplo, indicou que o rei era uma parte forte, capaz de defender-se. Esta idéia é realmente imaginativa e mesmo verdadeira em alguns casos mas não é uma parte da base clássica do jogo.

Até seu tempo as pessoas tinham apenas jogado o xadrez, Steinitz começou a estudá-lo. Mas como acontece frequentemente na primeira vez é apenas uma tentativa. Com respeito devido ao primeiro campeão do mundo, eu não posso dizer que foi o criador de uma teoria do xadrez. Era um experimentador e indicava que o xadrez tinha leis que precisavam ser consideradas.



Página Anterior
ContinuaçãoContinuação


http://canal-xadrez.cjb.net