TemTudo
 

 

 

Home   Email Anuncie    
Canal Xadrez

Menu


Favoritos / Compartilhe

101 Aberturas Surpresa no Xadrez - Graham Burgess
101 Aberturas Surpresa no Xadrez
Graham Burgess



DOMINANDO AS ABERTURAS DE XADREZ - VOLUME 2
DOMINANDO AS ABERTURAS DE XADREZ - VOLUME 2
John Watson



O ABC das Aberturas de Xadrez
O ABC das Aberturas de Xadrez
Darcy Lima e Julio Lapertosa



Dominando Aberturas no Xadrez
Dominando Aberturas no Xadrez
E. Gufeld & N. Kalinichenkp


--
Literatura enxadrística

Aberturas Clique aqui para ver a Enciclopédia de Aberturas

Não sabe o que significa: N,Q e etc... basta clicar aqui para ver a legenda.

Para exibir o conteúdo Java dessa página: Clique no Menu Iniciar - Painel de Controle - Java - na aba Segurança clique em Editar Lista de sites - Adicionar - http://xadrez.altervista.org




Lista Completa das Aberturas em Formato PDFDownload Lista completa de aberturas no formato PDF

Dicas para o momento da abertura:

  • DESENVOLVA RAPIDAMENTE TODAS AS PEÇAS
    A abertura é a fase do jogo na qual o principal objetivo é desenvolver as peças e fazer o roque o mais rapidamente possível. A abertura estará completa quando um ou ambos os jogadores tiverem as suas torres conectadas. O jogador que terminar o seu desenvolvimento primeiro, ganhará a iniciativa.

  • DESENVOLVA OS CAVALOS ANTES DOS BISPOS
    Enquanto os bispos conseguem controlar várias casas de suas posições originais, se não houver peões obstruindo sua passagem, os cavalos, por serem peças de menor mobilidade, dominam apenas as casas vizinhas e demoram mais para chegar ao campo adversário.

  • NÃO MOVA DUAS VEZES A MESMA PEÇA DURANTE A ABERTURA
    A cada lance, tente colocar suas peças nas melhores posições possíveis. Mexer a mesma peça mais de uma vez durante a abertura é uma perda de tempo e pode significar a perda da iniciativa.

  • NÃO FAÇA MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS DE PEÕES NA ABERTURA
    Durante a abertura deve-se restringir ao máximo o movimento de peões. Pois, o tempo gasto com esses movimentos poderia ser utilizado para desenvolver uma peça. Geralmente, o movimento de peões é adequado quando tem a finalidade de ocupar o centro ou abrir diagonais para a dama e os bispos.

  • NA ABERTURA COLOQUE A DAMA ATRÁS DA SUA PRÓPRIA LINHA DE PEÕES
    Por ser uma peça muito poderosa, a dama também é uma peça muito vulnerável e alvo constante de ataque adversário. Por isso, durante a abertura é conveniente colocá-la atrás de um peão, preferivelmente na segunda fila, liberando a primeira fila para o desenvolvimento das torres.

  • NUNCA TROQUE PEÇA DESENVOLVIDA POR PEÇA NÃO DESENVOLVIDA
    Em geral é um péssimo negócio trocar uma peça bem colocada por uma peça má colocada. Quando você troca uma peça desenvolvida por uma peça não desenvolvida adversária, você perde o tempo consumido poraquela peça e a mesma coisa é válida se você trocar uma peça que se moveu várias vezes, por uma do adversário que moveu-se apenas uma vez.

  • FAÇA O ROQUE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
    A segurança do rei é um dos mais importantes fatores durante a abertura e o meio-jogo. O rei no centro, principalmente em posições abertas, estará sempre vulnerável a ataques do adversário. Rocar significa colocar o seu rei confortavelmente atrás de uma barreira de peões e permitir o desenvolvimento de uma torre que rapidamente poderá ocupar uma coluna aberta ou semi-aberta.

  • O ROQUE PEQUENO É MAIS SEGURO DO QUE O ROQUE GRANDE

  • TENTE IMPEDIR O ROQUE DO SEU ADVERSÁRIO
    Se o seu adversário está demorando muito para rocar, tente prolongar ainda mais a sua estadia no centro. Uma das maneiras mais usuais de se fazer isso é controlar uma das casas de passagem do rei (normalmente f1 ou f8, no caso do roque pequeno). Manter o rei adversário no centro, na maioria das vezes, vale o sacrifício de um peão.

  • DOMINE O MAIOR TERRITÓRIO POSSÍVEL
    Aquele que possui vantagem de espaço dispõe de maior mobilidade para suas peças e, portanto, mais flexibilidade em transferir suas peças de uma ala para a outra. Enquanto que, aquele que está numa posição restringida, tem dificuldade de manobrar suas peças, o que pode ser fatal se elas forem requeridas para a defesa do rei. Além de mais rápido (você só precisa mover duas peças), o roque pequeno deixa o rei mais longe do centro e mais seguro atrás de uma fileira de peões protegidos. No entanto, fazer o roque na ala oposta ao do adversário, pode ser muito interessante para criar mais chances de ataque.

  • AVANCE PEÕES PARA GANHAR ESPAÇO
    Embora o avanço de peões seja o principal recurso para restringir a posição inimiga, essa regra deve ser observada com cuidado, pois quanto mais distante os peões estiverem da sua base se tornam mais difíceis de serem defendidos. Além do mais, cada avanço de peão cria fraquezas em suas adjacências, que podem vir a ser ocupadas por peças inimigas.

  • MANTENHA SUAS PEÇAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO CENTRO
    Uma peça no centro controla mais casas do que em qualquer outra parte do tabuleiro. Enquanto um cavalo colocado no centro pode se mover para oito casas, um cavalo situado em um dos cantos tem apenas duas opções de movimento. O controle do centro também é importante porque é através dele que as peças se movimentam de um lado para o outro do tabuleiro e, se as suas peças conseguem se movimentar mais rapidamente do que as peças do seu adversário, então você terá mais chances de criar um ataque bem sucedido.

  • NÃO DÊ XEQUES DESNECESSÁRIOS
    Cheque desnecessário é aquele que pode ser facilmente defendido pelo adversário. Durante a abertura a maioria dos cheques pode ser defendida com lances que favorecem o desenvolvimento.

  • EVITE OS PEÕES DOBRADOS
    Peões dobrados são dois peões da mesma cor, numa mesma coluna. Os peões dobrados têm menos mobilidade que os peões normais e são mais vulneráveis ao ataque inimigo, especialmente quando são isolados. Contudo, nem sempre peões dobrados são uma desvantagem. Muitas vezes, o dominio da coluna aberta ou semi-aberta adjacente ou o controle adicional do centro, pode ser uma compensação suficiente.

  • EVITE OS PEÕES ISOLADOS
    Peões isolados são aqueles que não têm peões da mesma cor nas colunas vizinhas. Portanto, quando são atacados, não podem ser defendidos por outro peão, mas devem ser defendidos por peças. A principal fraqueza de um peão isolado é que a casa em frente dele é débil porque não pode ser controlada por outro peão e pode ser ocupada por uma peça inimiga. Os peões isolados são ainda mais vulneráveis quando estão em colunas semi-abertas, pois são alvos fáceis para as torres adversárias.

  • EVITE AS ILHAS DE PEÕES
    Cada grupo de peões separados por uma ou mais colunas é chamado de ilha. Cada ilha possui uma base que deve ser defendida por peças. Portanto, quanto mais ilhas de peões você tiver, maior a dificuldade para defendê-las. Sempre que fizer uma troca é muito útil considerar como ela influenciará a sua estrutura de peões. Nos finais de partida, o menor número de ilhas de peões pode ser considerada uma vantagem significativa.

  • EVITE AVANÇAR OS PEÕES COLGANTES
    Chamamos peões colgantes, quando dois peões vizinhos não possuem amigos em suas colunas adjacentes. Se eles estiverem numa mesma fila, eles podem controlar várias casas à sua frente, o que é uma vantagem, mas em compensação eles não podem ser defendidos por outros peões. Se um deles avança, se cria um peão atrasado e uma casa débil que pode ser explorada pelo adversário.

  • SEMPRE QUE POSSÍVEL, CRIE UM PEÃO PASSADO
    Peão passado é aquele que não possui peões adversários no seu caminho, tanto na coluna onde está como nas colunas vizinhas. O peão passado é considerado uma arma muito perigosa pois tem a possibilidade de avançar até a oitava fila e se promover.

  • COLOQUE SEMPRE UMA TORRE ATRÁS DE UM PEÃO PASSADO
    As torres se tornam mais ativas quando estão atrás de um peão passado, tanto para apoiar os seus próprios peões, quanto para atacar os peões adversários. Se eles estiverem numa mesma fila, eles podem controlar várias casas à sua frente, o que é uma vantagem, mas em compensação eles não podem ser defendidos por outros peões. Se um deles avança, se cria um peão atrasado e uma casa débil que pode ser explorada pelo adversário.

  • EVITE AVANÇAR OS PEÕES QUE PROTEGEM O SEU REI
    Cada movimento de peão cria uma debilidade que, embora pareça irrelevante à primeira vista, pode vir a ser explorada mais tarde pelo adversário.

  • EVITE TROCAS DESNECESSÁRIAS
    Como regra geral você só deve trocar peças:
    - Quando o seu adversário detém a iniciativa;
    - Quando você tiver uma posição restrita;
    - Para enfraquecer a estrutura de peões do seu oponente;
    - Quando você tiver vantagem material;
    - Para trocar uma peça passiva por uma peça ativa adversária;
    - Para simplificar a posição e conseguir um final mais favorável;

  • BLOQUEIE SEMPRE OS PEÕES PASSADOS DO ADVERSÁRIO
    Um peão passado, principalmente quando está bem defendido por peças inimigas, pode se tornar uma arma muito poderosa e por isso deve ser bloqueado o mais rápido possível. Bloquear um peão significa conter o seu avanço colocando uma peça no seu caminho. O cavalo e o bispo são consideradas as melhores peças para fazer o bloqueio.

Alguns truques psicológicos no Xadrez

Note que todos os murmúrios devem ser feitos de forma que fiquem audíveis apenas para o seu adversário e para mais ninguém. Além disso, o volume deve ser medido de maneira a fazer parecer que você não quer que eles entendam o que você diz.

  • A estratégia do "Oh meu Deus" O clássico "Oh meu Deus" sempre foi jogado. Você pode, naturalmente, substituir por um palavrão próprio, mas tenha cuidado com as crianças ao seu redor. A idéia é que você joga um movimento que parece terrível, por exemplo, deixando a sua rainha, onde ela pode ser capturada. A idéia é que o adversário vai pensar que você cometeu um erro e tomar rapidamente a peça. Ele vai perceber tarde demais que tomando a rainha estava cometendo um terrível engano e que agora você tem uma vitória forçada. O "Oh meu Deus Ataque", é o seguinte. 1. e4 e5, 2. Nf3 Nc6, 3. Bc4 Nd4. Então você diz "Oh meu Deus" ou algo semelhante. Seu oponente joga 4. Cxe5 e depois calmamente jogar 4. ... Qg5, e aguardar a sua desistência. (Por conta de 5. Nxf7 Qxg2, 6. RF1 Qxe4, 7. Be2 Nf3 #).

  • O blefe Se você jogar uma jogada muito ruim, é geralmente uma boa idéia tentar disfarçá-la e não reagir quando você vê o que está errado em seu lance. No entanto, algumas pessoas preferem sorrir para si mesmo e murmurar "Ah, eu tenho você agora". A idéia é que o oponente vai pensar que há alguma razão para que ele não deva explorar o erro na forma como ele pretendia e vai jogar algum outro lance. Em uma posição desesperadora você pode até jogar uma continuação inferior e acompanhá-lo com "bem, isso foi por um triz".

  • A estratégia do "que é tão fácil que eu nem sequer tenho que pensar nisso" Isto é quando você está no meio de um ataque contra seu oponente ou ele sacrificou material em troca de um ataque contra você. A estratégia envolve a memorização da posição e, em seguida, deixar o tabuleiro e ir olhar para fora da janela. A idéia é fazer com que seu oponente pense que você está tão certo do que vai acontecer em seguida, que você não precisa analisar. Este é obrigado a ficar preocupado. O truque é continuar a pensar sobre a posição enquanto você estiver fora do tabuleiro para que você não perca nenhum momento. Certifique-se de olhar em volta de vez em quando com um olhar soberbo em sua cara, tanto para verificar se o seu oponente ainda não jogou e encorajar o grão de dúvida que você plantou em sua mente para prosperar e crescer.

  • A outra estratégia do "é tão fácil que eu nem sequer tenho que pensar nisso" Isso é extremamente arriscado, mas as vezes vale a pena usar contra adversários mais fortes se você sabe que eles têm uma tendência a se meterem em problemas com o tempo. Basta jogar o seu lance muito rapidamente. Escolha continuações moderadamente táticas que você se sinta confortável. Tente dirigir o jogo em posições que são suficientemente complexas para dar ao seu adversário algo em que pensar, mas não muito complicada porquê é provável que você cometa sérios erros por jogar rapidamente. Naturalmente, você ainda precisa investir tempo "verificação de mancadas' em seus movimentos antes de jogá-los.

  • A distração Isso é altamente imoral / antiético, mas muitas vezes é eficaz. Traga algo com você para o tabuleiro que vá distrair o seu adversário. Um frasco de alguma bebida quente ou um pacote de batatas fritas são as escolhas usuais, mas às vezes as pessoas trazem mascotes ou leitores de CD. chapéus idiotas são meus favoritos. Se você é mulher, então você não precisa trazer nada, basta selecionar vestimentas adequadas.

  • A estratégia de intimidação A forma mais eficaz de intimidação envolve o falar alto com um amigo (antes de começar os seus jogos) sobre algum jogo de GMs que você viu na semana passada. Diga ao amigo, (em voz alta o suficiente para que seu oponente possa ouvir), que passaram semanas estudando o assunto e que você e seu treinador vieram com uma novidade que você acha que vence pela força. Certifique-se que você não mencione a abertura ou o nome de um dos Mestres que jogaram a partida. Diga ao seu amigo que você a testou contra o Fritz e ganhou rapidamente. Você pode querer expandir essa idéia com o seu amigo dizendo algo como "bem, a última vez que você surgiu com uma novidade você esmagou o seu adversário em menos de meia hora".

  • A estratégia de abertura excêntrica Como o nome sugere, a idéia aqui é jogar uma abertura complicada com a única intenção de ganhar uma vantagem psicológica sobre o adversário. As melhores aberturas excêntricas para as brancas são o ataque Nimzo-Larsen, que começa com 1. b3, e a abertura St George, que começa com 1. b4. Sei pouco sobre a primeira, mas tenho visto a última em uma série de ocasiões. Um exemplo é executar a linha 1. b4 e5, 2. a3 d5, 3. Bb2 Bd6, (claro que não 3. ... Cc6? 4. B5 negras ganhando o peão) 4. e3 Cf6, 5. c4 quando a posição é provavelmente igual. No entanto, as brancas podem ter obtido uma vantagem psicológica em que seu adversário pode ter a sensação de que o que as brancas fizeram não pode estar correto e que deve haver alguma maneira de refutar a abertura. Não existe e assim o jogador com as peças pretas pode ficar frustrado e provavelmente irá estar atrás no tempo.

Se você quer ver uma lista de ciladas e armadilhas que podem acontecer durante a abertura clique aqui.

Aberturas Com o peão do rei:

Gambito Nordico, Contra-Gambito Greco, Ataque Max Lange, Abertura Ponziani, Defesa Alekhine, Defesa Caro-Kann, Partida do centro, Gambito dinamarques, Def. dos dois cavalos, Partida escocesa, Gambito Evans, Defesa Francesa, Giouco Piano, Defesa Hungara, Defesa Petroff, Defesa PhilidorDef. dos Quatro cavalos, Gambito do rei aceito, Gambito do rei recusado,Abert. Ruy Lopez, Defesa Siciliana, Abertura vienense.

Aberturas Com o peão da dama:

Gambito da dama aceito, Contragambito albin, Contragambito Budapest, Sistema Colle, Defesa Eslava, Defesa Grunfeld, Defesa Holandesa, Defesa india da Dama, Defesa Índia do Rei, Defesa Nimzo-Índia, Defesa Ortodoxa, Sistema Barcza, Abertura Bird, Abertura Inglesa, Abertura réti

Nomeclatura: Sequencia Descritiva Sequencia Algébrica

Abertura Ponziani

 

  1. P4R P4R
  2. C3BR C3CD
  3. P3B
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. c3

Gambito Nórdico

 

  1. P4R P4R
  2. P4D PxP
  3. P3BD
  1. e4 e5
  2. d4 d5
  3. c3

Contra-Gambito Greco

 

  1. P4R P4R
  2. C3BR P4BR
  3. CxP D3B!
  1. e4 e5
  2. Nf3 f5
  3. Nxe5 Qf6!

Ataque Max Lange

 

 

  1. P4R P4R
  2. C3BR C3BD
  3. B4B B4B
  4. O-O C3B
  5. P4D
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. Bc4 Bc5
  4. O-O Nf6
  5. d4

Defesa Alekhine

 

 

  1. P4R C3BR
  2. P5R C4D
  3. P4BD C3C
  4. P4D
  1. e4 Nf6
  2. e5 Nd5
  3. c4 Nb6
  4. d4

Defesa Caro-Kann

 

 

  1. P4R P3BD
  2. P4D P4D
  3. C3BD PxP
  4. CxP B4B
  5. C3C
  1. e4 c6
  2. d4 d5
  3. Nc3 dxe4
  4. Nxe4 bf5
  5. Ng3

Partida do Centro

 

 

  1. P4R P4R
  2. P4D PxP
  3. DxP C3BD
  4. D3R
  1. e4 e5
  2. d4 exd4
  3. Qxd4 Nc6
  4. Qe3

Gambito Dinamarques

 

  1. P4R P4R
  2. P4D PxP
  3. P3BD
  1. e4 e5
  2. d4 exd4
  3. c3

Defesa dos dois cavalos

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BD
  3. B4B    C3B
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. Bc4 Nf6

Partida Escocesa

 

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BD
  3. P4D    PxP
  4. CxP 
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. d4 exd4
  4. Nxd4

Gambito Evans

 

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BR
  3. B4B    B4B
  4. P4CD BxPC
  5. P3B
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nf6
  3. Bc4 Bc5
  4. b4 Bxb4
  5. P3b

Defesa Francesa

 

 

  1. P4R    P3R
  2. P4D    P4D
  3. C3BD C3BR
  4. B5C    B2D
  5. P5R
  1. e4 e6
  2. d4 d5
  3. Nc3 Nf6
  4. Bb5+ Bd7
  5. e5

Giuoco Piano

 

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BD
  3. B4B    B4B
  4. P3B    C3B
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. Bc4 Bc5
  4. c3 Nf6

Defesa Húngara

 

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BD
  3. B4B    B2R
  4. P4D    P3D
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. Bc4 Be7
  4. d4 d6

Defesa Petroff

 

 

  1. P4R     P4R
  2. C3BR  C3BR
  3. CxP     P3D
  4. C3BR  CxP
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nf6
  3. Nxe5 d6
  4. Nf3 Nxe4

Defesa Philidor

 

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR P3D
  3. P4D    C3BR
  4. C3B    C2D
  5. B4BD B2R
  1. e4 e5
  2. Nf3 d6
  3. d4 Nf6
  4. Nc3 Nd7
  5. Bc4 be7

Defesa dos Quatro cavalos

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BD
  3. C3B    C3B
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. Nc3 Nf6

Gambito do rei aceito

 

 

  1. P4R    P4R
  2. P4BR B4B
  3. C3BR P4CR
  4. B4B    P3TR
  1. e4 e5
  2. f4 Bc5
  3. Nf3 g5
  4. Bc4 h6

Gambito do rei recusado

 

 

  1. P4R    P4R
  2. P4BR B4B
  3. C3BR P3D
  4. P3B    B5CR
  1. e4 e5
  2. f4 Bc5
  3. Nf3 d6
  4. c3 Bg4

Abertura Ruy Lopes

 

  1. P4R    P4R
  2. C3BR C3BR
  3. B5C
  1. e4 e5
  2. Nf3 Nc6
  3. Bb5

Defesa Siciliana

 

 

  1. P4R    P4BD
  2. C3BR C3BD
  3. P4D    PxP
  4. CxP    C3BR
  5. C3BD P3D
  1. e4 c5
  2. Nf3 Nc6
  3. d4 cxd4
  4. Nxd4 Nf3
  5. Nc3 d6

Abertura Vienense

 

  1. P4R     P4R
  2. C3BD C3BD
  3. P4B    P4D
  1. d4 e5
  2. Nc3 Nc6
  3. f4 d5
Aberturas com o Peão da Dama ××××××××××××××× ×××××××××××××××

Gambito da dama aceito

 

 

 

  1. P4D    P4D
  2. P4BD PxP
  3. C3BR C3BR
  4. P3R    P3R
  5. BxP     P3TD
  1. d4 d5
  2. c4 dxc4
  3. Nf3 Nf6
  4. e3 e6
  5. Bxc4 a6

Contragambito Albin

 

  1. P4D    P4D
  2. P4BD P4R
  3. PxPR  P5D
  1. d4 d5
  2. c4 e5
  3. dxe5 d4

Contragambito Budapeste

 

 

  1. P4D   C3BR
  2. P4BD P4R
  3. PxP    C5C
  4. P4R    PxPR
  5. P4BR
  1. d4 Nf6
  2. c4 e5
  3. dxe5 Ng4
  4. e4 Nxe5
  5. f4

Sistema Colle

 

 

  1. P4D    P4D
  2. C3BR C3BR
  3. P3R    P3R
  4. B3D    P4BD
  1. d4 d5
  2. Nf3Nf6
  3. e3 e6
  4. Bd4 c5

Defesa Eslava

 

 

  1. P4D   P4D
  2. P4BD P3BD
  3. C3BR C3B
  4. C3B    PxP
  5. P4TD
  1. d4 d5
  2. c4 c6
  3. Nf3 Nf6
  4. Nc3 dxc4
  5. a4

Defesa Grunfeld

 

 

  1. P4D   C3BR
  2. P4BD P3CR
  3. C3BD P4D
  4. PxP     CxP
  5. P4R     CxC
  1. d4 Nf6
  2. c4 g6
  3. Nc3 d5
  4. cxd5 Nxd5
  5. e4 Nxc3

Defesa Holandesa

 

  1. P4D    P4BR
  2. P4BD C3BR
  3. C3BD P3R
  1. d4 f5
  2. c4 Nf6
  3. Nc3 e6

Defesa India da Dama

 

 

  1. P4D   C3BR
  2. P4BD P3R
  3. C3BR P3CD
  4. P3CR B2C
  5. B2C
  1. d4 Nf6
  2. c4 e6
  3. Nf3 b6
  4. g3 Bb7
  5. Bg2

Defesa India do Rei

 

 

  1. P4D   C3BR
  2. P4BD P3CR
  3. C3BD B2C
  4. P4R    P3D
  5. C3B
  1. d4 Nf6
  2. c4 g6
  3. Nc3 Bg7
  4. e4 d6
  5. Nf3

Defesa Nimzo-India

 

  1. P4D   C3BR
  2. P4BD P3R
  3. C3BD B5C
  1. d4 Nf6
  2. c4 e6
  3. Nc3 Bb4

Defesa Ortodoxa

 

 

  1. P4D    P4D
  2. P4BD P3R
  3. C3BD C3BR
  4. B5C    B2R
  1. d4 d5
  2. c4 e6
  3. Nc3 Nf6
  4. Bg5 Be7

Sistema Barcza

 

 

  1. C3BR C3BR
  2. P3CR P3CR
  3. B2C    B2C
  4. O-O    O-O
  1. Nf3 Nf6
  2. g3 g6
  3. Bg2 Bg7
  4. O-O O-O

Abertura Bird

 

  1. P4BR C3BR
  2. C3BR P4D
  3. P3R
  1. f4 Nf6
  2. Nf3 d5
  3. e3

Abertura Inglesa

 

  1. P4BD P4R
  2. C3BD C3BR
  3. P3CR
  1. c4 e5
  2. Nc3 Nf6
  3. g3

Abertura Reti

 

  1. C3BR P4D
  2. P4BD P5D
  3. P3R
  1. Nf3 d5
  2. c4 d4
  3. e3
Estudos de Aberturas